Notícias
09 ABR
A compilação do Processo do Fr. Salvador foi concluída
A etapa da compilação do Processo de Beatificação e Canonização do Servo de Deus frei Salvador Pinzetta, após mais de ano de trabalho é concluída.
Abertura oficial do Processo, foi realzada em 13 de abril de 2011, na época dom Nei Paulo Moretto, Bispo de Caxias do Sul, teve com a presença dos Frades Capuchinhos da província Sagrado coração de Jesus, (RS) familiares e amigos do frei Salvador.
Dom PauloMoretto, por Decretos, escolheu e empossou o Tribunal Eclesiástico Diocesano, como Juiz Delegado o Padre Adelar Baruffi, como Promotor de Justiça Padre João Roberto Masiero e como Notário: Padre Josimar Romio. Estes eleitos foram encarregados de ouvir testemunhas sobre a vida, virtudes e fama de santidade do Servo de Deus.
O Tribunal colheu Provas Testemunhais entrevistando mais de 50 pessoas, parentes, frades e cristãos leigos que conheceram o Frei. Todos os depoimentos foram menunciosamente examinados, escritos e assinados.
Dom Paulo, por Decretos, nomeou também uma Comissão Histórica. Assim composta: Frei Celso Bordignon, Osmar João Possamai, José Victorio Piccoli. Este grupo de colheu Provas Documentais referentes ao Frei, baseadas nos escritos e jornais. Provas Documentais serão apresentadas, avaliadas e assinadas pela própria Comissão Histórica em 16 de abril de 2012. Em seguida os membros da Comissão serão ouvidos pelo Tribunal Eclesiástico. Com isso o Processo Diocesano é concluído.
Depois do Processo concluído será feita a Clausura (enceramento) os responsáveis assinam o “arquétipo” (texto original), deste é feito o “transunto” (cópias do original), assinado e autenticado.
A Clausura acontecerá em Flores da Cunha-RS, com a participação da comunidade católica local , em data a ser determinada. Serão apresentados os documentos que serão as Provas Testemunhais, 480 páginas; Provas Documentais, 450 páginas; Fama de Santidade e Sinais, 200 páginas.
Na ocasião o Bispo nomeará com Decreto um portador para levar todos os documentos à Congregação das Causas dos Santos,em Roma. Osdocumentos serão examinados e se aprovados será declarado Venerávelfrei Salvador,com a aprovação de um milagre será Beatificado podendo prestar-lhe culto em determinados locais.
A comissão envolvida no Processo Diocesano está organizada da seguinte forma: Postulador Geral: Frei Florio Alexander Tessari; Vice Postulador: Dom Ângelo Domingos Salvador; Vice Postulador: Padre Álvaro Pinzetta;Auxiliar da Postulação: Frei Santos Carlos Coloda
