Notícias
07 JUN
Breve história do processo de Frei Salvador
Ele não só aconselhou, mas deu ordem aos superiores da Província a introduzirem a Causa de Beatificação de Frei Salvador. “Em 1978, como ministro-provincial, indiquei um vice-postulador, na pessoa de frei Adelino Pilonetto” conta Dom Ângelo.
Até 1997, a Causa de beatificação foi de vento em popa. Merecem destaque as inúmeras entrevistas realizadas, tanto por frei Adelino quanto pelos freis Achylles Chiappin e Santos Carlos Coloda e seu grupo, visando escrever as três biografias sobre Frei Salvador por esses três autores. Neste tempo, aconteceu a exumação dos restos mortais de Frei Salvador e sua trasladação para a matriz de Flores da Cu-
nha e foi instituída a Romaria Frei Salvador.
Depois, a devoção popular a Frei Salvador continuou; as romarias tiveram sequência, sem interrupção, mas o processo jurídico de beatificação ficou sem um coordenador oficial, sem um postulador local, não obstante uma decisão do Capítulo Provincial, que determinou a retomada do processo, como causa provincial.
Finalmente, em fins de 2007, o ministro-provincial, frei Álvaro Morés, indicou dom frei Ângelo Domingos Salvador, que estava retornando à província, como postulador local, a fim de retomar o processo jurídico, com o aproveitamento de tudo o que havia sido feito até então.
