Graças e Milagres
Graças e Milagres
Diferença entre Graça e Milagre
"A graça é uma ajuda divina que se obtém para o bom êxito das atividades do homem. Essa ajuda, todavia, não se exprime como perturbação das leis naturais, mas como um 'suplemento' no seio da própria natureza, uma assistência particular que Deus concede intensificando as potencialidades naturais.
O milagre, por sua vez, manifesta-se precisamente como um acontecimento que se distingue do habitual desenvolvimento da realidade. Possui características particulares. Nas causas dos santos, geralmente, são as curas, os milagres que o Dicastério (departamento da Igreja) examina; e isso porque elas são acessíveis ao controle dos sentidos. Devem-se à intervenção de Deus por meio da intercessão de um servo d’Ele.
Na prática da Congregação para as Causas dos Santos, antes de o Papa declarar que um fato é milagroso, todo o processo é estudado de forma científica. Nesta fase, os médicos, singularmente e de forma colegial, são chamados a esclarecer se uma determinada cura é realmente inexplicável à luz da ciência médica atual. Para que uma cura possa ser considerada miraculosa tem de se constatar cientificamente que esta foi instantânea, completa e duradoura" (p. 97).
(Trecho extraído do livro “Como se faz um santo” do Cardeal Dom José Saraiva Martins. Editora Alêtheia Editores, maio de 2006. OBS: os acréscimos em negrito são nossos).
O Processo de Beatificação do Venerável Frei Salvador Pinzetta se encontra nesta fase do reconhecimento de milagres autênticos, ocorridos pela intercessão do religioso. Se por acaso você tem uma graça ou milagre alcançados pela intercessão do Frei Salvador, faça contato conosco.